quarta-feira, 9 de abril de 2014

lazycomidinha: pound cake (bolo de baunilha americano)



INGREDIENTES

- 3 e 1/4 xícaras de farinha de sua preferência (nesse caso a mais saborosa é a de trigo branca, mas da pra ficar bem gostosa com a de arroz);

- 1 colher de sopa rasa de sal marinho (de preferência os mais grossos. A Lebre tem um que eu achei perfeito, sal gourmet, ele é sal marinho só que mais grossinho);

- 5 colheres de sopa de manteiga sem sal (o ideal é ela estar em temperatura ambiente);

- 2 xícaras de açucar (ou se quiser e eu faço isso 1 xícara de açúcar fit União, que é adoçante na realidade)

- 1 colher de sopa de extrato puro de baunilha (aqui mais uma dica, como é mega difícil achar o extrato de baunilha verdadeiro e só temos as essências, eu faço o seguinte quando não tenho, uso 1 colher de essência e trituro uma fava de baunilha no mixer mesmo e coloco ela bem trituradinha, fica delicioso)
Dica: para quem é daqui de Curitiba, no Mercado Municipal tem extrato de baunilha e na casa do confeiteiro também (ao lado do mercado);

- 9 ovos grandes em temperatura ambiente


preparo

Pré aqueça o forno em 250 graus Celsius. Unte uma forma (eu gosto de fazer em duas do formato deste bolo da foto, pois me lembra muito os bolos da Starbucks, que eu e minha família adoramos!) e polvilhe com farinha.
Já nessa fase coloque em uma vasilha a farinha e o sal mechendo bem.
Bata a manteiga e o açúcar em uma batedeira na velocidade máxima por 8 minutos. Reduza a velocidade para médio e adicione a baunilha.
Bata os ovos na velocidade baixa em uma vasilha separada. Depois de bater todos, até que se misturem bem, vá adicionando ao creme de açúcar e manteiga. Adicione em quatro partes e mexa até incorporar bem.

Adicione também aos poucos e em quatro partes a farinha e o sal, até que esteja bem misturadinho.

Asse até que, após colocar um palito ele saia limpo, mais ou menos 65 minutos (pois este bolo não vai fermento). Não esqueça de abaixar a temperatura para 180 graus quando colocar para assar.

Após espere esfriar por 30 minutos para garantir a umidade natural.

Quer deixar todos com água na boca?

Sirva com uma colher de creme de leite fresco e algumas frutas frescas!

Hum ... acho que vou correr fazer o meu!!


beijossss!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário